quarta-feira, 22 de abril de 2015

RESUMO DO PCN - EDUCAÇÃO FÍSICA 5° A 8° SÉRIE

Resumo PCN 5º a 8º série ensino fundamental
Algumas tendências da Educação Física escolar


Abordagem psicomotora
Surgiu em torno dos anos 70, visava o desenvolvimento integral (cognitivo, afetivo e psicomotor)  da criança. a educação física é apenas um meio para o aprendizado de outras aprendizagens, não tendo um contéudo enfocado na pratica esportiva.

Abordagem construtivista
Leva em consideração o conhecimento que o aluno já possui, também busca o desenvolvimento completo do educando, valoriza o conhecimento já trazido pelo aluno e prega que a aprendizagem é um processo contínuo. Principalmente voltado a crianças até 10 e 11 anos. Esquemas de assimilação e acomodação.

Abordagem desenvolvimentista
Faixa etária até 14 anos. Busca caracterizar os níveis de crescimento e desenvolvimento. O movimento é o principal meio e fim da Educação Física. Aprendizagem motora e desenvolvimento motor. Taxionomia do desenvolvimento motor.

Abordagens críticas
Mudança do status quo, confronto com o senso comum. Valoriza a contextualização dos fatos e resgate histórico. É compreendida como sendo um projeto político pedagógico, político - encaminha propostas em uma direção e pedagógico - propõe uma reflexão sobre a ação dos homens. A produção cultural da humanidade expressa uma determinada fase e  houve mudanças ao longo do tempo. Cultura corporal.

Educação Física e a cultura corporal do movimento
Cultura - produto da sociedade, transforma a coletividade e constitui a coletividade a qual os indivíduos pertencem e antecedendo e transcendendo-o. A cultura é um conjunto de códigos.
Dimensões - cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo das pessoas, que se interagem e movimentam como sujeitos sociais e cidadãos.
Corpo - sócio-cultural.
Organismo - fisiológico.
Características dos alunos:
Cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

Educação Física e cidadania
Inclusão, autonomia, cooperação, participação social e princípios democráticos.
Análise crítica dos valores sociais, beleza e saúde, competição exacerbada, exclusão e discriminação social.
Educação Física e os temas transversais
Ética
Respeito,solidariedade, dignidade e justiça.
Saúde
Valores e conceitos
Recuperação, manutenção e promoção da saúde.


Pluralidade cultural
Diversidades das culturas


Meio ambiente


Orientação sexual
Aulas mistas, questionamento dos padrões estéticos e de beleza e diferença dos gêneros.


Trabalho e consumo
Combate aos modelos estereotipados de atividades corporais.
Evitar o consumismo.

Aprender e ensinar Educação Física no ensino fundamental
Três eixos motivacionais da aprendizagem são:


1- Resolução de problemas
Os conhecimentos técnicos são ao mesmo tempo que um problema uma solução, pois para aprende-los é necessário um esforço, entretanto quando aprendidos geram uma satisfação.

2- Exercício de soluções por prazer funcional e manutenção
Quando se faz algo apenas pelo prazer de fazer aquela atividade não com algum outro objetivo.

3- Inserção nos grupos de referência


Automatismo e atenção
Não se deve utilizar a repetição mecânica do movimento.
A atividade deve representar um desafio.

Estilo pessoal e relacionamento
Fatores:
Riscos a segurança física -O aluno não pode ser obrigado a realizar uma atividade.
Grau de excitação - o professor deve orientar os alunos com relação a suas emoções e expressões.
Características individuais e vivências anteriores - superação.
 Exposição do individuo no contexto social.
Portadores de nescessidades especiais Deve-se analisar o tipo de deficiência e adequar as atividades.

Avaliação no ensino fundamental
Fases da avaliação são: diagnóstica ou inicial, formativa ou concomitante e somativa ou final.


Objetivos gerais para o ensino fundamental
Inclusão, respeito, pluralidade cultural, hábitos saudáveis, consciência crítica e autonomia.

Critérios de seleção de conteúdos
Relevância social
Relacionados aos temas transversais, presença marcante na sociedade brasileira, promoção da saúde e lazer.

Características dos alunos


Especificidade do conhecimento da área


Bloco de conteúdos
São divididos em 3 blocos são eles:
- Conhecimentos sobre o corpo
Anatomia, fisiologia, bioquímica, biomecânica, hábitos saudáveis e  emoção (jogos dramáticos)

- Esportes jogos, lutas e ginásticas
Esportes - regras de caráter oficial e competitivo organizadas em federações.
Jogos - são mais flexíveis em relação as regras, tem um caráter competitivo, cooperativo e recreativo.
Lutas - são disputas onde tem que se subjugar o oponente.
Ginásticas - são técnicas de trabalho corporal de caráter individual e que assumem finalidades diversas dentre elas: preparação, relaxamento, manutenção ou recuperação da saúde, recreativa, competitiva e convívio social.

- Atividades rítmicas e expressivas
Inclui manifestações da cultural corporal onde se expressa e se comunica através de gestos na presença de ritmos, músicas.
Organização dos conteúdos
Saber fazer (procedimental) pensar (conceitual) e sentir (atitudinal)

Atitudes: conhecimento conhecimento sobre o corpo; esportes, jogos, lutas e ginásticas; atividades rítmicas e expressivas
Cooperação e solidariedade, diálogo, valorização da cultural nacional, busca do conhecimento e crítica, respeito, predisposição para o novo, cultivar bons hábitos, saber competir, adequar as regras para incluir os colegas, respeitar as diferenças dos gênero e valorização da cultura corporal.

Conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo.
Boa postura, vivências de diversas formas de movimento, efeitos da atividade física sobre o corpo, caracteristicas masculinas e femininas.



Conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Aspectos históricos e sociais relacionados aos esportes, jogos, lutas e ginásticas, prática de forma recreativa, jogos cooperativos, desenvolvimento das capacidades físicas, aspectos relacionados a repetição e a qualidade do movimento, aperfeiçoamento de ahbilidades específicas, vivência de aspectos técnicos e táticos, criação de jogos, vivência de esportes (individuais e coletivos) num contexto participativo e competitivo, organização de eventos.

Conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Aspectos sociais e históricos da dança, percepção de ritmo, espaço, tempo, danças folclóricas, construção de coreografias e danças urbanas.

Diversidade
Acesso a diversas fontes de informação e diversidades de atividades.

Autonomia
Para se organizar, construção, pelo aluno, do seu próprio discurso conceitual, procedimental e atitudinal.


Aprendizagem específica
No final do ensino fundamental vão se consolidando necessidades e possibilidades de aprendizagem cada vez mais específicas. Aos poucos deve se fazer um aprofundamento em direção da técnica e da satisfação pautada em interesses de natureza conceitual, procedimental ou atitudinal. Esse aprofundamento não deve estar centrado naquilo que o aluno quer fazer, ele deve articular a compreensão de si mesmo, do outro e da realidade sociocultural.
 Objetivos para o terceiro e quarto ciclo
Participar atividades de natureza relacional respeitando as características físicas, de desempenho motor e sem discriminar.
Adotar atitudes de respeito, dignidade e solidariedade. Saber as diferenças entre o contexto amador, recreativo, escolar e profissional. Evitar uma conduta excessivamente competitiva.
Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar das manifestações culturais.
Conhecer e respeitar os limites do seu corpo.
Organizar e praticar atividades corporais.
Analisar os padrões de saúde, beleza e desempenho despertando um senso crítico.
Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, requerendo locais para a prática de atividades.

Conteúdos para o terceiro e quarto ciclos 


Atitudes: Conhecimento sobre o corpo; Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas
Predisposição para responsabilizar-se pelo desenvolvimento de suas capacidades físicas.
Valorização dos efeitos da prática da atividade física.
Superação de limites pessoais.
Aprender a competir de forma saudável.
Aplicar a técnica e tática adquirida.
Criar, transformar e adaptar regras para a inclusão de todos.
Valorização dos jogos recreativos e danças populares
Cooperação.
Valorização da cultural corporal.
Valorização de uma prática segura de atividade física.

Respeito as emoções dos colegas.
Respeito a integridade física e moral do colega.

Conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Identificação das capacidades físicas básicas.
Condicionamento físico e desenvolvimento das capacidades físicas.
Identificação das capacidades orgânicas ligadas ao exercício.
Contração muscular: relaxamento e contração.
Circulação cardiovascular: frequencia cardiaca.
Captação de oxigênio: frequência respiratória.
Utilização de alguns relações como indicadores da intensidade do esforço (frequência cardíaca e respiratória).

Efeitos da atividade física sobre o organismo e a saúde
Benefícios, riscos, indicações e contra-indicações.
Aquecimento para preparação de uma prática física.
Elaboração de programas de condicionamento físico.
Trabalhos de automotivação.
Adoção de hábitos para uma boa postura e conscientização corporal.
Compreensão da dimensão emocional.

Conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

A inclusão e exclusão da mulher no esporte.
Mídia e o esporte-espetáculo.
Esporte violência.
Transformação do jogo em esporte.
História das olimpíadas.
Inclusão e exclusão do negro no esporte.
Imigrantes e a cultura corporal do movimento.
Preconceitos relacionados a determinadas etnias e PNE.
Desenvolvimento das capacidades físicas.
Repetição e a qualidade do gesto esportivo.
Habilidades específicas relacionadas ao esporte e jogos.
Vivência de esportes radicais e alternativos.
Tática coletiva.
Participação em competições.
Compreensão das transformações das regras.
Adaptação das regras.


Lutas e ginásticas
Compreensão do ato de lutar.

Lutas x violência.
Lutas e a mídia.
Luta como defesa.
Capacidades físicas e habilidades motoras.
Técnica e tática (ataque e defesa).
Forma recreativa e competitiva.
Aspectos históricos e sociais das ginásticas.
Movimentos ginásticos.

Conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Aspectos históricos e sociais das danças.
Equilíbrio entre técnica e movimento livre.
Rítmo próprio e grupal.
Desenvolvimento da noção espaço/ tempo.
Danças populares.


Avaliação no terceiro e no quarto ciclos
Deve levar em consideração a faixa etária, autonomia e discernimento. É um processo contínuo.

Critérios de avaliação
- Realizar as práticas da cultura corporal do movimento
Se o aluno age de forma cooperativa, respeitosa, digna, solidaria e inclusiva.
- Valorizar a cultura corporal do movimento
- Relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida

Orientações didáticas
- Mídia, apreciação e crítica
Mídia deve ser objeto de ensino e aprendizagem, como meio (educar com a mídia) e fim (educar para a mídia).
 

quarta-feira, 8 de abril de 2015

HISTÓRIA DO HANDEBOL


HISTÓRIA DO HANDEBOL

A bola é, sem dúvida, um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e que vem cativando o homem há milênios. O jogo de “Urânia” praticado na antiga Grécia, com uma bola do tamanho de uma maçã, usava-se as mãos, mas sem balizas, é citado por Homero na Odisseia. Também os Romanos, segundo Cláudio Galero (130-200 DC), conheciam um jogo praticado com as mãos, “Hasparton”. Mesmo durante a Idade Média, eram os jogos com bola, praticados como lazer por rapazes e moças. Em meados do século passado (1848), o professor dinamarquês Holger Nielsen criou no Instituto de Ortrup um jogo denominado “Haaddbold” determinando suas regras. Na mesma época os tchecos conheciam jogo semelhante denominado “Hazena”. Fala-se também de um jogo similar na Irlanda, e no “Sallon”, do uruguaio Gualberto Valetta, como precursor do handebol. Todavia, o handebol como se joga hoje foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha, como “Raftball”. Quem o levou para o campo, em 1912, foi o alemão Hirschmann, então secretário da Federação Internacional de Futebol.

O período da primeira Grande Guerra (1915 a 1918) foi decisivo para o desenvolvimento do esporte, quando o professor de ginástica Berlinense Max Heiser criou um jogo ao ar livre derivado do “Torball” para as operárias da Fábrica Siemens, que teve o campo aumentando para as medidas do futebol quando os homens começaram a praticá-lo. Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o “Torball”, alterando seu nome para “Handball” para o jogo com 11 jogadores. Em 1920 o Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tornou a modalidade como desporto oficial.

O COI decidiu, em 1934, que o handebol seria um dos esportes da Olimpíada de Berlim, em 1936, o que realmente aconteceu com a participação de seis dos 26 países então filiados, com a Alemanha vencendo a Áustria no jogo final por 10 a 6, perante cem mil pessoas no Olympia Stadium de Berlim. Tão logo terminou a Guerra Mundial, os dirigentes de handebol reuniram-se em Copenhague e fundaram a atual Federação Internacional, com sede na Suécia, sob a presidência do sueco Costa Bjork. Em 1950, a sede da IHF mudou-se para a Basiléia, na Suíça.

O handebol vem realizando a cada quatro anos seus campeonatos mundiais e olímpicos, estes desde 1972 no masculino e desde 1976 no feminino. União Soviética, Iugoslávia, Alemanha Oriental e Ocidental, Suécia, Dinamarca, Hungria, Romênia e Espanha são destaques na Europa. Nos outros continentes a Coreia e Japão (Ásia), Argélia e Tunísia (África), Cuba, Estados Unidos e Brasil (América) têm obtido os melhores resultados em ambos os sexos.

LANÇAMENTO DE DISCO - ATLETISMO


LANÇAMENTO DE DARDO - ATLETISMO

Lançamento do dardo / Lançamento de dardo:
Empunhaduras:
1. Finlandesa: segura o dardo pela parte detrás do acordoamento com o dedo médio e o polegar. O indicador fica estendido
ao longo e em torno do dardo, acima do acordoamento para o equilíbrio. Apenas o polegar, o anular e o mínimo seguram o
dardo pelo encordoamento.
2. Americana: segura pela parte detrás do encordoamento, o indicador juntamente com o polegar que fica estendido ao longo
do mesmo (encordoamento) com a unha na altura do indicador. Os outros dedos seguram em volta do encordoamento.
3. Alemã: segura o dardo pela parte detrás do acordoamento com o dedo médio e o polegar. O indicador fica fletido no fim
do acordoamento para equilíbrio. Os outros dedos seguram em volta do acordoamento.
 
 

LANÇAMENTO DE DARDO - ATLETISMO


TIPOS DE TRANSPORTE DO DARDO
 
 
 
1. Sobre o ombro ou cabeça, ponta para cima.
2. Sob o braço.
3. à frente do corpo, ponta para baixo.

Lançamento de Dardo - Atletismo

Adorei o vídeo. Auxilia bem nós professores. Dica: Pode passar os vídeos para os alunos até a parte da Empunhadura. Mas não vejo nenhum problema de passa-lo inteiro.
Bjs professores!

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